domingo, 28 de novembro de 2010

Redes sociais atraem os holofotes

O fenômeno, que reúne crescente número de usuários na internet, atrai a atenção de fabricantes com o objetivo de integrá-lo às plataformas de comunicação empresarial.

De acordo com estudo da ComScore, em um ano, houve um aumento de 23% do número de usuários das redes sociais na internet. Facebook, Orkut e Linkedin são apenas alguns exemplos de serviços de colaboração e troca de informações entre os usuários na internet.

Mas e as empresas? Será que além de monitorar a postagem de informações a respeito das suas marcas, querem utilizar o recurso como plataforma de comunicação? A resposta, na opinião de quem trabalha noite e dia para manter acesa a chama da inovação tecnológica é positiva e já começa a ganhar corpo.

Do lado das próprias redes sociais, o Facebook abriu a segunda-feira desta semana com a informação de que planeja lançar (ainda sem data definida) um ambiente unificado de email, SMS e chat. A resposta do lado corporativo foi imediata. A Cisco apresentou na terça-feira, soluções para telepresença, colaboração e integração de redes sociais.
O certo é que as redes sociais estão atraindo os holofotes de todos os cantos, porque tem grande e crescente volume de usuários. O estudo da ComScore indica que 945 milhões de usuários únicos utilizaram as redes sociais somente no mês de julho de 2010. Um aumento de 23% ao ano, pois no mesmo período do ano passado a cifra se fixava em 770 milhões.
Dada a penetração em número de usuários, os Estados Unidos lideram o ranking confortavelmente. Atualmente mais da metade do país, ou seja, 174,429 milhões de pessoas, utilizam as redes sociais, frente aos 131 milhões registrados em 2009 – aumento de 33%.
A China é o segundo país com maior número de usuários no ranking da ComScore, com 97,151 milhões, embora não haja dados comparativos do ano passado. Seguindo em terceira posição, vê-se a Alemanha, que conta com 37,938 milhões de pessoas nos sites de relacionamento, ou seja, 47% a mais do que em julho de 2009, quando registrou 25,743 milhões.
No entanto, o país que apresentou maior crescimento de acesso nas redes sociais, no último ano, foi a Rússia, com alta de 74%, passando de 20,245 em 2009 para 35,306 em 2010. O Brasil possui um número de usuários únicos parecido, com 35,221 milhões e 47% de alta – em 2009 havia 23,966 milhões conectados.
Curioso é o caso da Índia, que, pela primeira vez, teve o Facebook enraizado como a rede social mais popular do país, com 20,873 milhões de usuários únicos. Até o momento, o dominante da região era o Orkut, com 19,871, um site do Google que não teve a mesma popularidade no resto do mundo, com exceção do Brasil.

Um comentário:

  1. Mto interessante o blog. Como faço pra assinar o RSS e receber aviso das postagens por e-mail? Não achei aqui...
    www.twitter.com/MonikaSouzaS

    ResponderExcluir